O Avental do Gourmet faz hoje um ano
Seleccionei, para comemorar o primeiro ano de vida deste blogue com todos os que passam por aqui, o menu de degustação entre as dez para mim melhores coisas que imaginei e realizei durante este ano todo. Uma sopa, dois pratos de peixe, três de carne, três sobremesas e um licor. Uma escolha é uma escolha, e muita coisa fica de fora. Obrigado por me terem aturado estes 365 dias - e como o tempo passa tão depressa.
Aqui fica a ementa:
Sopa de alheira com ovo e grelos
Rodovalho grelhado com ovas fritas de pescada e molho de Orio
Espetada de choquinhos, com pimentos de piquilho recheados de camarão e azeite de salsa
Alheira com ovo e grelos
Um cabrito pascal pouco canónico
Perdizes de escabeche com vinagre de framboesas
Pudim de pão e café com gelatina de Drambuie e granizados de sumo de laranja e de framboesa
Lichias em geleia de chá Darjeeling e limão confitado na sua calda
Queijo fresco com mel de flor de laranjeira, vinagre de framboesa e crocante de noz
Licor tinto de ginja
Obrigado a todos os que têm passado por aqui.
Etiquetas: Miscelânea
33 Comments:
Parabéns! :-)
Desejo muitos anos de vida a este magnífico blog.
Um abraço.
Parabéns.
Que se prolongue.
Muitos Parabéns!
Que por cá continue muitos anos a inspirar-nos com estas estas receitas deliciosas.
(Que engraçado, o meu blog também fez 1 ano na sexta!)
Pena que a sugestão seja apenas virtual. Parabéns!
Parabéns, Avental! Que venham muitos anos ainda pela frente!
Parabéns, muitos anos de vida e deliciosos pratos ao blog.
Parabéns ao melhor entre todos nós!
Avental, muitos parabéns. Votos de muitos anos de vida cheios de recriações gastronómicas.
muitos parabéns:)
Muitos parabéns e obrigada por nos presentear com tão magníficas criações. Admiro imenso a sua dedicação e volto a dizer que comparo as suas criações a obras de arte: em termos de processo de criação e resultado.
Parabéns. Que bem que este blog nos faz! Um abraço.
Isto é publicidade gratuita porque se votar na Bruxinha que queria ser selo dos CTT não ganha nada com isso!Mas ela agradece do fundo do caldeirão!
Muitos Parabéns!
O seu blogue é uma fonte de conhecimentos e de inspiração para todos os gastrónomos amadores!
Só um pequeno reparo à sua selecção: sopa de alheira com ovo e grelhos e como prato de carne uma alheira com ovo e grelos parece-me demasiado repetitivo para quem nos brindou com tantas - e tão boas - receitas alternativas...
Bem haja!
Nonio de Sybaris
Vi-me e desejei-me para conseguir deixar este comentário... Muitos Parabéns! E sobretudo, continue a deliciar-nos com as suas iguarias.
Parabens! Que hajam muitos outros aniversarios e muitosa anos de receitas saborosas e interessantes, onde podemos nos inspirar! :-)
beijos,
Parabéns!Eu não sei cozinhar e nem sequer gosto de cozinhar.Mas, estranhamente, um dos meus blogs favoritos é um blog de culinária de uma portuguesa que está na Turquia!
YEAH que se sigam muitos e muitos mais anos com muitas receitas! Parabéns!
Elvira, Caiano Silvestre, Goretti, Akemi, Cláudia A, CMF, Laranja com Canela, JCB poeta, Paula, Lebre do Arrozal, Fezoca, Rita, os pratos já não chegam para todos :) Apaguei a vela, mas não a chama :) Muito obrigado pelo Parabéns a Você. Um abraço colectivo.
Colher de Pau, lá fui, envergonhado, dar-lhe os parabéns no seu blogue, e renovo-os aqui. Tenho andado muito pouco pela Net e, por consequência, ainda menos pelos blogues de culinária. O tempo é um ditador terrível para quem, como eu, não tem coragem de fugir para o Tibete e de se fazer bonzo.
Sim, Lídia, não poucas vezes a criação de um prato é semelhante à gestação de um objecto (obra) de arte, ambas exigem o serviço da memória, a experiência do tema e o treino de trabalhar a matéria-prima. Mas também a curva deliquiscente do prazer criativo que, na arte e na cozinha (tão separadas no resto), é, parece-me, a mola que desperta em nós uma especie de dependência, de habituação: na arte, da perseguição da beleza; nas coisas gustativas, da consecução do prazer que mais nos preencha e conforte. Acho que é isto. Muito obrigado pelos parabéns.
Fora do texto: estes dois últimos comentários exigiam um tratamento individual.
Esqueci-me de que a Belinha me tinha dado os parabéns. Obrigado. Deve ter sido por causa da publicidade gratuita.
Também eu gosto muito da Cozinha Turca, mas prefiro o Crónicas da Anatólia, que também é "de uma portuguesa que está na Turquia". Melhor dizendo: cada macaco no seu galho, e o galho do Crónicas está lá para o cimo da árvore. Adivinho que a "portuguesa que está na Turquia" não ficará desgostosa com isso.
Faz muito bem em não gostar de cozinhar. Safa-se do fogão. Outros cozinharão por si. É sempre assim. Espero é que goste de comer coisas boas. É um dos prazeres da vida. Um.
Parabéns.Tive o prazer de nomear o seu blog para um concurso que circula na blogosfera. Espero que aceite.Por favor visite o meu cantinho em http://oafinadordesinos.blogspot.com/
Esqueci-me de agradecer os parabéns de Nonio de Sibarys. Muito obrigado pois.
Tem toda a razão, repetir alimentos numa ementa, sobretudo quando são centrais, é (quase) pior do que escrever a mesma palavra quatro vezes num texto de quatro linhas por falta mais que manifesta de vocabulário :)
Sucede é que essa relação não foi feita com esse sentido. Foi uma escolha dos dez pratos de que mais gostei. E ainda fiquei a olhar, com desagrado por esse acaso, para a alheira e para o vinagre de framboesa repetidos duas vezes...
Afinador de Sinos, andei a ver o concurso e não percebi de que constava. Penso que seja um meme. Agradeço aqui a escolha e fá-lo-ei também no rosto do blogue.
Já passou um ano?! OP tempo voa...
Parabéns!
Já vim atrasada...
Muitos Parabéns!!!
E obrigado Avental gourmet, tenho aprendido imenso consigo.
Nomeadamente as paellas.
Um dia destes, hei-de explicar como fiz a primeira, lá no claras.
Comprei uma paella com 50cm de diametro.
Foi um sucesso. Fiz com o arroz Bomba.
Beijinhos e obrigado
Que grande ano de belos pratos!
Lamentavelmente, muitos blogues morrem quando fazem um ano. É como se o criador, exaurido pela pressão de manter posts regulares, aguardasse apenas o aniversário para morrer descansado.
Venho a notar a sua pressão de tempo - não desista do blogue! Abrande se for preciso, mas continue! Este blogue é uma delícia, não só pelos pratos, mas muito pelo texto escorreito, sempre com as pequenas histórias que dão um colorido adicional ao prato.
Obrigado por partilhar a sua cozinha na internet.
Os blogues são de vida curta, mas este suponho que vá durar, Chef Janvier. É um estímulo para eu cozinhar.
A minha luta contra o tempo é antiga, digamos que somos dois velhos conhecidos, só que o tempo é cego e às vezes deixo-o a falar sozinho com a sua bengala de horas. Ou seja, finto-o :)
Gostava de fazer-me bonzo como disse algures, os ares do Tibete são intemporais. Falta-me é uma das palavras que forma o título do seu blog :) Portanto, continuemos a lutar, eu e o tempo.
Obrigado pelas suas palavras.
Antes nunca soubesse como o tempo voa, Soledade. Devíamos ser intemporais. Mas isto é outra conversa, não cabe num blogue de garfo e faca :) Obrigado pelos parabéns.
Aprendemos uns com os outros, Marta. Não viu aquela delícia dos pãezinhos de leite? É isso que quero dizer. Meio metro? É uma senhora paellera :-O Obrigado pelos parabéns.
Envergonhadíssima (já estamos a 2 de Junho), mas ... mulher que se preze ergue a cabeça, deixa-se de lamechices e faz o que tem a fazer. E neste caso, é felicitá-lo pelo primeiro ano do seu blog, agradecer-lhe o que tem partilhado connosco e desejar que continue por cá, a deliciar-nos com os seus manjares dos Deuses.
Um abraço.
Obrigado, Tareca. Não se envergonhe. Creia que me é grato encontrá-la aqui, no dia 28 de Maio (que diabo de data para fazer anos) ou hoje, ou mais tarde, a dar os parabéns.
Mais palavras para quê? O Avental é um dos melhores blogues portugueses. Parabéns!
Enviar um comentário
<< Home