quinta-feira, novembro 01, 2007

Lasanha "nacionalizada"


Ou seja, uma lasanha em que entra queijo da serra como único queijo, fazendo parte também do molho bechamel, além de ser composta por 6 camadas alternadas de tomate frito, grelos cozidos, cortados miudamente, e um picado à base de carne de porco (um aproveitamento de pá assada) e chouriça, estrugido de azeite e cebola, e com salsa picada. É portanto uma lasanha de sabores da cozinha portuguesa. A lasanha, de que gosto muito, tem a particularidade de ser muito versátil, e por isso dar bastante liberdade à imaginação.

Cozi 7 folhas de massa para lasanha, em água com sal e um pouco de óleo, introduzindo as folhas uma a uma na água a ferver, mexendo-as para não ficarem coladas, e mesmo assim duas ficaram. Ao fim de 10 minutos, estavam al dente, retirei-as, passei-as por água fria para cessar a cozedura. Como eram muito compridas, parti-as ao meio com uma faca, daí que as coladas não tivessem feito diferença. Podia também só ter cozido 4, ficava, partidas ao meio, com 8, mas não me ocorreu.

Fiz bechamel, um bechamel ralo, com uma colher de sopa de manteiga, outra de farinha e pouco menos de meio litro de leite quente, sal, pimenta preta e sumo de limão. Não pus noz moscada. Pus uma fatia de queijo da serra, provei, o molho não sabia suficientemente ao queijo, e pus mais. Afinei de sal e reservei.

Parti tomate maduro às rodelas e fritei-as em azeite, com pele e grainhas (para se desmancharem menos). Temperei-as só com sal.

No fundo de um prato refractário, espalhei um pouco de bechamel e, sobre este, a primeira folha de massa; em cima desta folha, coloquei rodelas do tomate frito, e sobre o tomate, umas colheres de molho, mais uma folha, os grelos partidos e de novo o bechamel.

Em cima dos grelos, nova folha de massa, o picado de carne, e mais molho. Fiz estas operações uma outra vez ainda, de modo que a lasanha ficou com 6 pisos. Cobri com a 7.ª folha, deitei o molho sobejante no prato refractário e levei ao forno uns 20 minutos, depois do que pus queijo da serra em cima, que levei uns instantes ao forno para derreter. Polvilhei com pão ralado, levei mais uns minutos no forno, e pronto. Estava bem boa, ainda que com fome não haja ruim pão, e a larica já apertava.

Etiquetas:

25 Comments:

At 1/11/07 21:14, Blogger Unknown said...

Feita desta forma, acho que comia a lasanha com prazer!

 
At 1/11/07 22:06, Blogger anna said...

Deixei-me conquistar pelo teu blog, sr. avental.
Está um arraso de lasanha...

 
At 1/11/07 22:24, Blogger Migas said...

Lasanha já é um prato bem apeteitoso. Então feito com o sabor Português, só pode ficar um assombro! Eu se calhar até tirava a carne e fazia mesmo assim, com os legumes e o tão amado queijo da serra! :o)

 
At 1/11/07 23:39, Blogger Unknown said...

Curioso.
Dizia a minha Ti'Aurora, velhota que era tia da minha mãe, que a fome é a melhor cozinheira. Não conhecia essa de não haver pão ruim.

Mas não creio que tivesse a dita tanta importância quanta lhe quis dar!

É que me parece ser coisa para ser excelente mesmo que a "melhor cozinheira" não esteja!

Para mim tenho que a sugestão da Migas é de ponderar.

A reduzir, mesmo com o presumível prejuízo de resultar menos sápido o prato, o queijo.

Diabetes, colesterol, enfim!

Já me tinha acontecido o mesmo que a "Anna" diz ter-lhe sucedido! Acompanho a Goretti.

 
At 2/11/07 09:48, Blogger semente de sésamo said...

Essa lasanha só pode ser uma delícia!

 
At 2/11/07 11:25, Blogger Ti Caty said...

Estou rendida ao teu blog, é imaginativo, criativo, belas fotos, só de as ver dá vontade de comer. Parabéns

 
At 3/11/07 19:12, Anonymous Anónimo said...

É verdade, só de ver as fotos, cresce a água na boca... e o colestrol acompanha.
moi-même ;-)

 
At 4/11/07 19:03, Anonymous Anónimo said...

estava eu aqui a passear, sem ideias para o jantar... com uma receita destas, acho que já tenho jantar, falta-me o queijo da serra mas tenho de estremoz... voltarei, fiquei fã!!!!

 
At 5/11/07 12:54, Blogger cupido said...

A bela da Lasanha... realmente, com estes ingredientes deve ter ficado um assombro.

 
At 6/11/07 08:26, Blogger Isabel Salvador said...

k maravilha delasanha......mesmo uma delicia.......bjokas

 
At 7/11/07 09:49, Anonymous Anónimo said...

Avental, o teu blog é um dos mais indicados pra quem quer realmente fazer as receitas. Tem um passo a passo ( inclusive as fotos) muito bom . Parabéns ! E as espumas ? E o agar-agar ?

 
At 7/11/07 10:03, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que não é como eu, que não gosta de lasanha por aí além, Goretti. Eu gosto bastante, se for mesmo boa. Por exemplo, se um dia for às Caldas da Rainha, pode comer uma lasanha excelente no Restaurante Gordão, em frente ao parque da cidade.

 
At 7/11/07 10:05, Anonymous Anónimo said...

Anna, digamos que é uma conquista pelo estômago, qualidade mais feminina que masculina :)

 
At 7/11/07 10:07, Anonymous Anónimo said...

Migas,não tenho a menor dúvida que fica melhor. Eu usaria 4 camadas de grelos para 2 de tomate. Como disse, a lasanha é muito versátil.

 
At 7/11/07 10:10, Anonymous Anónimo said...

Caiano Silvestre, o ditado parece ser cá de cima. Pode reduzir-se o queijo, metendo-o só no bechamel. Pode quase fazer-se o que se quiser de uma lasanha.

 
At 7/11/07 10:13, Anonymous Anónimo said...

Era bom que pudéssemos trocar as coisas entre blogues, Semente de Sésamo. Olhe que eu ficava a ganhar com o que me calharia :)

 
At 7/11/07 10:14, Anonymous Anónimo said...

Obrigado, Ti Caty. Apareça mais vezes. Faça de conta que o blogue é um restaurante de brincar, como na verdade é :)

 
At 7/11/07 10:18, Blogger Unknown said...

"Restaurante de brincar"?!
Tire lá o "de brincar" se faz favor.

 
At 7/11/07 10:18, Anonymous Anónimo said...

Moi-même, não podemos ter medo do colestrol se tratarmos bem o coração, se formos moderados, coisa que algumas vezes não sou. Mas também lhe digo que só exagero em casos de excepção.

 
At 7/11/07 10:19, Anonymous Anónimo said...

Margarida, o de Estremoz é bem bom!

 
At 7/11/07 10:20, Anonymous Anónimo said...

Cupido, não ficou nada mal, mas como a Migas disse creio que ficará melhor.

 
At 7/11/07 10:23, Anonymous Anónimo said...

Belinha, é só fazê-la :)

 
At 7/11/07 10:25, Anonymous Anónimo said...

Eduardo, da técnica das espumas já estou mais ou menos seguro. Também era para começar com testes sobre o agar-agar este fim-de-semana, mas a vida meteu-se-me no meio. Lá iremos.

 
At 7/11/07 10:27, Anonymous Anónimo said...

Caiano Silvestre, um dia alugo um camião tir e vou com o restaurante até aí :)

 
At 7/11/07 10:29, Blogger Unknown said...

Força!

:)

 

Enviar um comentário

<< Home