domingo, abril 01, 2007

"Cozinhar como os Profissionais"

"A não ser que já sejam um de nós, provavelmente nunca irão cozinhar como um profissional. O que não está mal. No meu dia de folga raramente me apetece comer comida de restaurante, a não ser que esteja à procura de novas ideias ou de roubar alguma receita. O que eu quero é comida caseira, a comida da mãe ou da avó de alguém - de qualquer pessoa. Uma simples massa com tomate feita com amor, uma casserole de atum misturada sem muito jeito, carne assada com pudim do Yorkshire, para mim tudo isso é puro exotismo, mesmo depois de passar o dia inteiro enterrado até ao pescoço em bife do lombo e azeites com ervas e todos os truques que fazemos para tornar a cozinha de restaurante diferente da que se come em casa. A minha sogra costumava sempre pedir desculpa quando servia o jantar comigo presente, dizendo: 'Isto deve parecer uma coisa vulgar, para um chefe...' Ela não fazia ideia de como o seu simples rolo de carne era mágico, reconfortante e agradável para mim, a delícia do seu puré de batata com caroços que era feito, graças a Deus, sem trufas nem óleo de trufas. "

Em Aventuras do Submundo da Restauração, Cozinha Confidencial, de Anthony Bourdain, Ed. D. Quixote, 2005.

Etiquetas: