quinta-feira, março 15, 2007

Como o Pepe Rápido, mas...

Como é que se pode inventar um prato? Imaginando e antevendo resultados. Só que às vezes as coisas correm mal e não saem. Disse às vezes. Se asneasse com frequência e transpirasse, como depois dos 400 m barreiras, para fazer um molho novo, ou propalasse aos quatro ventos gregos que transpirava para suscitar nos outros o reconhecimento de um valor que não possuía, há muito que tinha abandonado este passatempo, o fogão, as panelas, os utensílios, os termómetros, o medidor de pH, os banhos-maria, o sifão de espuma que não tenho, o kit de esferificação que hei-de ter, os livros de doces e de salgados que ninguém aqui em casa sabe quais e quantos são (quanto mais na blogosfera), enfim coisas da boa técnica, mais a ideia de pedir um forno a vapor ao Menino Jesus e a pouco virtuosa intenção de fazer uma colecta à porta da sé catedral do extinto império para ir jantar ao Eleven, ufa!

Tudo isto para dizer que falhei miseravelmente uma açorda de coentros com ovo e bacalhau, a que quis dar um arzito diferente.

Falhei, mas tornarei a ela. E como todos os falhanços vai para os Fiascos, rubrica na coluna à direita, que não me caem os parentes na lama. Aqui mostra-se tudo, não se publicará nada em papel (deste tema), e não se admite o plágio como o dicionário de Houaiss o define:

"(...) apresentação feita por alguém, como da sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual, etc. produzido por outrem."

Finalmente, os erros: o ovo estava frio e disse ao meu ajudante da altura para o aquecer, era para ir um nada ao forno, foi parar a um tacho com água quente. Resultado, a gema ficou velada.

No intuito de homogeneizar com a

agua do caldo a massa de coentros passada no coador de rede fina, fiz uma ligeira embamata de farinha e azeite, a que juntei a água com os coentros, temperada com sal e alho. A embamata não só não homogeneizou a mistura, como a separou mais. Veremos como resolverei o problema da ligação. Com natas é que não. Açorda de coentros com natas só lembrava ao Diabo.

Etiquetas:

10 Comments:

At 16/3/07 09:54, Blogger Paula said...

Gosto desse seu espírito desportivo...

 
At 16/3/07 10:37, Anonymous Anónimo said...

Referir-se a plágio parece-me um pouco deslocada neste post. Não a percebo e cheira a insinuação. Não está a falar de si, então de quem? Os leitores ficam a tentar adivinhar e não é bom.

 
At 16/3/07 11:51, Anonymous Anónimo said...

Não perco nada, Paula. A cozinha só pode trazer-me louro. Louros, não :) E se a minha avó, que Deus tenha, me visse com uma coroa deles, vestido de branco e com um barrete altíssimo a alvejar, zangava-se de certeza.

 
At 16/3/07 12:39, Anonymous Anónimo said...

Anonymous, não creio que esteja deslocada essa espécie de aviso. Não se dirige a quem passa aqui e põe no seu blogue uma coisa minha com o respectivo crédito (isso agrada-me, claro, e já tem sucedido), ou mesmo a faz no seu restaurante e a põe na lista, sem pagar royalties, porque andar a vender o meu rico tempo por restaurantes está totalmente fora dos meus projectos.

Dirige-se em abstracto a quem porventura tenha a tentação de cometer plágio em papel impresso ou num meio de publicação digital, CD, vídeo. Já têm sucedido alguns casos do meu conhecimento a partir da net (e não só), e isso é óbvio que, se me sucedesse, iria dar trabalho ao meu advogado. Na cozinha, ou noutra actividade que porventura eu tenha susceptível de plágio.

É apenas isso. Uma espécie de aviso. E quem avisa, amigo é.

 
At 16/3/07 21:00, Blogger rita maria josefina said...

O ovo está azul!? o.o ou sou uma grande naba na cozinha e não estou a entender o que aconteceu... ou não sei... está azul.. eu nunca vi um ovo azul!
e já agora parabéns pelo teu blog!

 
At 18/3/07 19:38, Blogger Klatuu o embuçado said...

Parece os meus «cozinhados»! :)

 
At 19/3/07 17:32, Blogger avental said...

Rita, há pássaros que põem ovos azuis, o melro, por exemplo :) Mas a gema é amarela. Esse ficou azul por causa de um programa de tratamento de imagem chamado Adobe Photoshop :)

 
At 19/3/07 17:33, Blogger avental said...

Klatuu, nem mais! :))

 
At 19/3/07 20:52, Blogger rita maria josefina said...

Ah bom! Desconhecia essa do melro - obrigada! e fico feliz por ter sido o programa de tratamento... se não qualquer dia apanhavam-me na cozinha a tentar transformar o amarelinho em azulinho - e duvido que desse bom resultado.. :D

 
At 20/3/07 14:02, Blogger zana said...

gosto muito de dar uma vista de olhos no seu blog,voçê tem graça(no bom sentido da palavra)ao postar os seus "fiascos"mesmo assim não perde o gosto de vê-los bem postos no prato,e sempre com um aspecto maravilhoso!ontem fiz um bolo que me saiu um grande fiasco,apesar de todos dizerem que estava bom ,eu não gostei do resultado nem sabor e por isso não postei(cada um com a sua mania).apanhei um susto quando vi o ovo!!beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home