sábado, dezembro 16, 2006

A boa comida de todos os dias



Já com quase três meses, esta conserva de rojões estava muito boa. Acabou-se o último boião. É altura de fazer mais. Como não tinha grelos nem morcela, foi servida apenas com couve crespa e batatas novas. Para a próxima, farei os rojões com carne da pá, menos gorda que a ponta do lombo, porém mais firme. Rojões de carne só magra são mais tristes que um hamburguer fast food.

Primeiro, retirei o fecho de arame, depois introduzi uma faca entre a tampa e o vedante, deixei entrar ar e abri o boião. Levei-o, destapado, ao microondas, coberto com um papel, para derreter a banha. O papel é para não sujar o microondas. Voltei o conteúdo sobre uma sertã e acabei de aquecer os rojões nela.

É uma coisa fácil de fazer e às vezes salvação da preguiça quando entra gente em casa.

Etiquetas:

4 Comments:

At 17/12/06 17:29, Anonymous Anónimo said...

Isto, é que gostava de saber como se faz.
Cumprimentos

 
At 17/12/06 18:16, Blogger avental said...

Marta, clique em esta conserva a castanho, na primeira linha do texto, e aí está como se faz. Pode fazer com banha comprada de qualidade (sem cheiros estranhos).

 
At 2/1/07 02:28, Anonymous Anónimo said...

Só agora li este post. Adoro rojões, principalmente os de entrecosto e de entremeada magra, e uso mais ou menos essa receita, só que acrescento duas ou três folhas de louro como tempero.

Em casa da minha avó os rojões aguentavam-se meses mergulhados na banha, em potes fundos. De hoje em dia, se não vão ao frigorífico (e parabéns pela tua ideia de os conservar assim, nunca tinha pensado nisso), criam bolor ao fim de uma semana ou duas. Eu associo isso à menor qualidade das carnes e da banha em rama devido à alimentação dos porcos.

Estou a gostar muito deste teu blogue. Não é um mero repositório de receitas, mas sim a partilha de experiências e sabores.

 
At 3/1/07 15:49, Blogger avental said...

Mirtilho, também antes de me ter dado na cabeça conservar assim os rojões, acabavam por ganhar um bolor amarelo-esverdeado, suponho que devido à humidade do frigorífico. Agora como estão em vácuo, nunca mais apareceu.

Os rojões com entrecosto, desde que tenham gordura, devem ser bem bons, idem para a barriga, penso que quanto mais alta, melhor.

Obrigado pelas suas palavras.

 

Enviar um comentário

<< Home