terça-feira, dezembro 05, 2006

Um escabeche de sardinhas numa praia da Catalunha


É um escabeche que me surpreendeu. Saboreei-o à laia de lanche, era Verão, com uma Voll-Damm bem fresca, na esplanada de um bar-restaurante, desses de praia, em S. Feliu de Guixols, na provincia espanhola de Girona. A Catalunha tem uma cozinha tradicional muito slow food e muito variada. Com o País Basco e a Galiza, que a têm igualmente muito rica, e também com as duas Castelas e Aragão, com menos variedade, a Catalunha faz parte do eixo das melhores cozinhas tradicionais da federação de nações que é Espanha, um paraíso de gastronomia, creio que mal conhecido e nada divulgado em Portugal, e quantas vezes injustiçado por nós. Há muitos que não se informam previamente acerca de onde se come bem (para o dinheiro que podem ou querem gastar), e acabam por cair onde não devem, como sucede também a tantos em Portugal e em todo o mundo.

Estas sardinhas têm a particularidade de lhes serem cortadas a cauda e a cabeça, com o que ficam muito mais bonitas e semelhantes às de conserva. No mais, a diferença está no molho.

Fiz o escabeche cozido à parte: azeite cru (sempre do mais que extra virgem de Foz Côa), meia cebola média às rodelas, uma cenoura média como para salada, dois dentes de alho laminados, três ou quatro rodelas de laranja, pimenta preta do moinho, tomilho seco, sal, água e vinagre de vinho branco a gosto(não era muito nas sardinhas originais). Quando falo em quantidades, são a olho e quando muito para as sardinhas da segunda imagem.

Primeiro deixei cozer a cebola no azeite até ficar transparente, sem ganhar cor. Depois juntei-lhe os restantes componentes. Cozeram uns quinze minutos em lume
brando. Rectifiquei de sal e vinagre. Voltei-o então sobre as sardinhas acabadas de fritar. Isto foi no domingo. Ontem provei-as. Estavam excelentes. Hoje estarão melhores ainda.

Etiquetas:

3 Comments:

At 6/12/06 14:36, Blogger colher-de-pau said...

Ai escabeche de sardinhas fritas que eu gosto tanto.A comer com um bom pãozinho...molhar o pão no molhinho... O pior é a linha!

 
At 6/12/06 15:08, Blogger avental said...

Depois passamos fome e a linha volta, Colher de Pau :)

 
At 11/12/06 14:41, Anonymous Anónimo said...

Então e a cozinha andaluz?, que na minha opinião faz, juntamente com o Algarve, a mais interessante região gastronómica da península!

 

Enviar um comentário

<< Home