domingo, dezembro 17, 2006

A boa comida de todos os dias # 2


Comprei umas coxas de frango, que nem só de gourmandises vive o homem. Há muito que andava com esta ideia na cabeça, fazer umas pernas de frango crocantes. Ontem pu-las numa marinada de vinho branco, alho, bastante caril, e pimenta preta do moinho, sal e piripiri.

Hoje, por serem grandes, levei-as ao forno com a marinada, para lhes dar uma entaladela, e depois passei-as por farinha, ovo batido com um pouco de azeite, pimenta preta e sal, panando-as a seguir com uma mistura em partes iguais de pão ralado e sementes de sésamo.

Numa sertã com azeite, levei ao lume ¼ de pimento verde picado. Quando frito, embora não muito, juntei um pouco de farinha, que deixei cozer e adicionei-lhe a marinada de caril que tinha estado no forno e meio piripiri. Esperei que o molho apurasse e engrossasse um pouco.

Entretanto, tinha já feito arroz solto e frito as coxas na fritadeira a 150ºC, com óleo sem ter servido. Quando começaram a soltar a água, o óleo ferveu com mais intensidade em bolhas grandes. Subi então a temperatura. Quando as bolhas acalmaram, retirei as coxas e pu-las a escorrer em papel. Acompanhei-as com o arroz e esse molho de caril pouco ou nada ortodoxo.

Estavam bem crocantes, cozidas no ponto e muito saborosas. O molho e o arroz ligaram muito bem com este prato de sabor indiano.

Nota: coisas alheias, no todo ou em parte, têm sempre a indicação da origem, mesmo que sejam receitas de família. As da cozinha regional e nacional, como são do nosso património, muitas vezes não se cita ninguém, senão a sua qualidade regional ou nacional, quando é necessário.

Etiquetas:

2 Comments:

At 18/12/06 16:08, Blogger João Barbosa said...

estou capaz de almoçar novamente!...

 
At 21/12/06 20:12, Blogger avental said...

Digamos, caro João Barbosa, que só nós os dois é que não estamos fartos de frango :)

 

Enviar um comentário

<< Home