quinta-feira, outubro 12, 2006

Santa Luzia, um solar de bebidas e comidas


Quando passar por aqui, não se esqueça do nome em título: na minha opinião, é o melhor restaurante deste burgo aonde arribei um dia, burgo que foi ducado do Infante D. Henrique, e também capital do Cavaquistão, circunstância política perdida depois para Leiria. É um restaurante onde se pode pegar na lista e escolher de olhos vendados, apontando com o dedo: isto! E depois cada prato não varia qualitativamente, não está melhor hoje nem pior amanhã, é sempre igual, o que revela a mestria da cozinha e o cuidado na escolha das matérias-primas.

Tem uma carta de vinhos a todos os títulos excepcional, umas entradas a que não se resiste, um cardápio variado que oscila entre a comida tradicional e a comida regional.

Se disser o que costumo pedir, já terei dito quase tudo: a lampreia à bordalesa no tempo dela, o lisboeta bacalhau à Brás, pato assado à setubalense com arroz do mesmo, filetes de polvo com migas de broa e grelos, cabrito assado, ensopado de cabrito, arroz de vinha d’alhos, arroz de galo de cabidela e, da última vez, arroz de galo com míscaros, para quem não saiba uma variedade de cogumelos que se apanha nos pinhais. As entradas foram queijo da serra de entorna e curado, salpicão e presunto, petingas de escabeche e uma salada de bacalhau cru, demolhado. De tudo isto, deixo imagens. A sobremesa foi um bolo de chocolate muito bom, ensopado de calda.

Bebi um Touriga Nacional de cooperativa, não estava mal de todo, o que se passa é que a maioria das adegas cooperativas ainda não é capaz de fazer vinhos mais que médios, quando os faz médios como este.

O serviço é eficaz e atencioso sem salamaleques, nas horas de ponta às vezes tem de se esperar vez (aceitam reservas) e os preços oscilam entre os 15 e os 25 euros por pessoa, se não se meter em vinhos de topo e outras altas tropelias bebíveis.

Etiquetas:

2 Comments:

At 13/10/06 12:41, Blogger Karen said...

A cozinha portuguesa me parece cada vez mais excelente!

 
At 22/8/07 00:26, Blogger Viriato Muniz said...

Parabés pelo site. e com cert4eza a comida portuguesa é a melhor do Mundo. Eu sou Cozinheiro autodidata, e trabalhei num restaurante portugues no Nordeste, onde u´sava-mos muitas Cataplanas que faziam, um sucesso. abraço

 

Enviar um comentário

<< Home