sexta-feira, setembro 29, 2006

Ideias só na cabeça

Está visto que não cozinho todos os dias, cozinho quando posso e me apetece. Ideias novas, porém, brilham-me nos olhos, como:

Um panado de carne de porco diferente, com sabor português.
Filetes de pescada com esparregado de agriões.
Perdiz de escabeche com vinagre de framboesas.
Migas de broa recriadas como parte da inovação da cozinha tradicional.
Uma bavaroise individual de ovos moles e de vinho do Porto.
Um doce de marmelo algo diferente.

Tudo coisas de cucautor (por deriva de cantautor), que é o que me dá mais prazer.

Tenho ainda, com receitas alheias, as castanhas: marrons glacés, compota e doce de castanha.

E, muito mais, além daquilo que não me tenho atrevido a abordar: o chocolate, os bombons, de que estive para montar um atelier e para o que fiz dois estágios na Bélgica, a pátria da alta chocolateria, como sabem, tal como é a das grandes cervejas. Eu não era executivo, mas ajudaria nas ideias, na inovação e na administração. Era eu e outro sócio, a quem propiciei igualmente estágios naquele país. Fez-se a escritura da sociedade, mas o atelier nunca abriu nem a sociedade funcionou, ainda hoje estou sem saber porquê (tal qual).

Desse projecto abortado, ficou-me toda a tecnologia do chocolate que é um pouco complexa e, sobretudo, muito exacta e exigente quanto a temperaturas (e humidade), quer do ambiente, quer de elaboração e conservação. O maior inconveniente, no entanto, é que requer chocolate próprio para esta actividade, chocolate de alta exigência de qualidade, do branco ao mais negro e amargo, e alguns utensílios. Mas de tudo isso darei conta um dia, o que é necessário e onde se arranjar . E se eu, nada tendo a ver profissionalmente com estas actividades, sei fazer e fiz, sem vaidade nenhuma, bombons fora de série, também outros com igual paixão poderão fazer o mesmo ou melhor.

Bom, hoje só escrevi.

Etiquetas:

9 Comments:

At 29/9/06 17:45, Blogger colher-de-pau said...

Só escreveu, e escreveu muito bem, como sempre!
E continua a deixar-me água na boca em todas as suas palavras sobre culinária, comida e novos "invenções" gastronómicas!
Um bom fim de semana!

 
At 30/9/06 01:47, Anonymous Anónimo said...

Vamos aguardar que ponha em prática esse talento nos chocolates, e os demonstre aqui, para delite da(o)s leitores. rsrs

 
At 30/9/06 01:48, Anonymous Anónimo said...

digo, deleite da(o)s leitora(e)s ;)

 
At 30/9/06 17:54, Blogger Karen said...

Que pena que seu atêlie não vingou, mas quem sabe? Ainda está em tempo!

 
At 2/10/06 04:07, Blogger avental said...

Colher de Pau, um fim-de-semana doméstico com tachos e homónimas suas :) Fiz metade do que me propus neste post, três pratos.

 
At 2/10/06 04:14, Blogger avental said...

Bom, Goret já comecei hoje :) Sorri-me: quasei a escrevendo delete As gralhas nunca sossegam nem nos deixam em paz, diabo de passarocos :)

 
At 2/10/06 04:15, Blogger avental said...

E aí estão elas: quasei e a falta de vírgula a seguir ao seu nome.

 
At 2/10/06 04:19, Blogger avental said...

Não, o atelier já não montarei. Mas irei fazer bombons, quando é que não prometo, Karen.

 
At 7/12/07 16:16, Anonymous Anónimo said...

nossa, você realmente me eixou com agua na boca...
ainda mais porque estou a meses procurando uma boa receita de marron-glacé, se puder por favor me mande esta receita por e-mail!!!
muito obrigada
meu e-mail é: la.tallarida@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home