sexta-feira, outubro 20, 2006

Míscaros (com ovos mexidos)


Os míscaros ainda estão pelos olhos da cara, mas não já a 50 euros cada kg, preço que abriu a temporada por estas bandas. Costumam fazê-los segundo as mais diversas receitas e em muitas os tenho comido, só que desta vez não estive para seguir a tradição, estufando-os sozinhos ou como componentes de outro prato. O que queria era captar a subtileza destes cogumelos, quer na sua textura firme, quer no seu aroma a chuva, com um toque muito longínquo de especiarias, mais próximo da canela que de outra qualquer. Poderá alguém pensar que a chuva não cheira. De facto, se tomarmos a chuva como quase água destilada que é, não cheira absolutamente a nada. O que cheira é a água na terra molhada, terra de floresta onde os míscaros brotam, um cheiro húmido, muito fresco, de Outono chuvoso, quando vamos pela manhã entre fetos e árvores.

Se queria captar-lhes esta qualidade de bosque outoniço, ao mesmo tempo humilde e sofisticada, a primeira coisa em que pensei foi em mais tempero nenhum sem ser o sal e num acompanhamento cujo tom de sabor fosse mais baixo que o dos míscaros, para que o destes se realçasse. Decidi-me pelos ovos mexidos em manteiga. A manteiga tem um sabor mais de campo húmido e fresco do que o azeite. O azeite lembra-me a vida austera das oliveiras, a terra agreste, o sol do Mediterrâneo; a manteiga, o cheiro a leite das vacas, dos vitelos que mamam, a frescura do pasto, o Norte, a chuva por associação de sensações, a chuva que faz brotar os cogumelos. Às vezes, as coisas estão escondidas dentro de nós e não percebemos porque escolhemos isto e não aquilo. O certo é que, para mim o sabor da manteiga nos ovos mexidos fez o casamento ideal com os míscaros, sem ter pensado em nada disto de modo objectivo, talvez apenas intuído nebulosamente.

Grelhei os míscaros na nova chapa que é óptima para assar brandamente (ainda não grelhei nenhum bife, para ver como se comporta em altas temperturas). Enquanto preparava os míscaros, temperei-os com sal fino e ficaram prontos quando estavam louros e tinham perdido a maior parte da água. Ajudei os maiores nesta tarefa, espremendo-os contra a chapa, caso contrário iria ter diferentes graus de cozedura. Assim, ficaram todos iguais.

Foi então que fiz os ovos, dois dos grandes, deitados inteiros na frigideira e só depois mexidos com 25 g de manteiga que já lá estava, derretida. Não levaram sal. Tinham já o da manteiga. Quis os ovos mais passados do que o costume, sem no entanto ficarem duros. Uma vez feitos, juntei-lhe os míscaros grelhados. Com pão, foram ontem o meu jantar. Achei-os perfeitos. Sobremesa? Duas bolachas de água e sal com marmelada nova. Bem bom.

Etiquetas:

14 Comments:

At 20/10/06 15:48, Blogger colher-de-pau said...

Realmente esses ovos mexidos com míscaros, também serviam para o meu jantar!
Por aqui só usamos os míscaros para fazer arroz! Ainda não lhes pus a vista em cima este ano, mas assim que aparecerem vou provavelmente experimentá-los assim!
Quanto à sua sobremesa, lembrou-me que não posso deixar estragar os kilos de marmelos que lá tenho em casa e tenho mesmo de pôr mãos na massa e fazer a marmelada e a geleia!
Já agora usa açúcar amarelo ou branco para fazer a marmelada (isto é se a custumar fazer!)

 
At 21/10/06 10:09, Blogger o avental said...

Colher de Pau, nunca fiz marmelada (felizmente), mas vejo fazê-la sempre com açúcar branco. Penso que o açúcar amarelo irá alterar-lhe o sabor tradicional, pelo menos da minha tradição, claro :) Mas não há nada como experimentar numa pequena porção, o que é fácil. Imaginando, no entanto, penso que não sairá com um sabor tão fino.

Quanto aos míscaros, de que esta terra é farta (mas nem por isso são baratos, estes foram a 18 euros/kg, mas o preço baixará bem mais), se lhes quer sentir integralmente o sabor o melhor é grelhá-los. Podem servir de acompanhamento separado, sem mais tempero que sal. Estou a pensar em cabrito na brasa. Talvez também façam um bom casamento com um peixe branco grelhado de sabor pouco intenso (linguado, rodovalho, pescada, robalo).

A maneira mais fácil é mesmo com ovos mexidos :)

 
At 21/10/06 23:10, Blogger cinderela-dos-pes-grandes said...

Se me permitem molhar a pena no discurso, eu faço a marmelada com açúcar amarelo e acho que fica mais aromática. O açúcar amarelo mantém mais aquele travo VEGETAL do que o branco, mais refinado. O que talvez fique menos "fino" será a textura, mas nunca tive razão de queixa...

 
At 21/10/06 23:11, Blogger cinderela-dos-pes-grandes said...

E... estes cogumelos... quanta água na boca!... :)
As suas receitas ancantam-me, Avental!...

 
At 23/10/06 02:36, Blogger o avental said...

Apetece-me brincar com o seu nick. Então não há sapato que lhe sirva? :) Ah, gostei do seu blogue. Chegue-lhes, que eles merecem.

 
At 23/10/06 02:40, Blogger o avental said...

Cinderela dos Pés Grandes, nem sabia que se fazia marmelada com açúcar amarelo. Uma coisa é certa: tem mais sais minerais :)

 
At 19/5/13 07:25, Anonymous Anónimo said...

We're a gaggle of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site offered us with helpful information to work on. You have done a formidable activity and our whole group will probably be thankful to you.

Also visit my website power rating resistor

 
At 31/5/13 05:17, Anonymous Anónimo said...

Magnificent web site. A lot of hеlpful information here.
I'm sending it to some pals ans also sharing in delicious. And obviously, thank you on your effort!

My homepage :: http://www.schermclubgymnasia.com/index.php?title=Gebruiker:RebbecaMo

 
At 31/5/13 11:15, Anonymous Anónimo said...

Excellent beat ! I would like to apρrentice while you аmеnd your wеb site, how can i
subscribe for a blog ωеb site? The account helped me
а acсeptable deal. I haԁ bееn tіny bit acquainted
of this yоur broadcast provided bright clear concept

Here iѕ my wеb site :: resistor color code calculator

 
At 7/6/13 06:58, Anonymous Anónimo said...

Heya і'm for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.

Here is my blog post - wire wound Resistor

 
At 9/6/13 04:50, Anonymous Anónimo said...

Hey There. I discovered уour ωеblog using mѕn.
That is a very nеatly written aгtiсle. I'll make sure to bookmark it and come back to learn more of your helpful information. Thanks for the post. I'll
сeгtainly return.

Here iѕ my homepage Оhmѕ Law (Http://Www.Internetdeli.Co.Uk/)

 
At 9/6/13 06:19, Anonymous Anónimo said...

Hеllo, I enjoy гeaԁіng through уour post.

Ι like to wrіte a little comment to supрοrt you.


Heге іs my blog pоst: resistor color Code

 
At 10/6/13 00:01, Anonymous Anónimo said...

Heу thеrе, Yоu've done a fantastic job. I will certainly digg it and personally recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this site.

Stop by my web-site; Resistor Definition

 
At 15/6/13 19:34, Anonymous Anónimo said...

Rеmarkable issues hеre. I am very glad
to looκ your post. Thаnks sо much аnd I am hаving a looκ forwaгd
to cοntact you. Will you κinԁly droρ me a e-mаil?


Alsо visit my hоmepage :: rеsistoг Color code calculаtor :
: scribblymate.Com ::

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home