quarta-feira, junho 28, 2006

Petisco de alto lá com ele

Num restaurante desta cidade, bom e mais que módico, onde como a melhor chanfana que conheço e pago 6,5 € por uma dose farta, isto se não me engano nos euros para mais, nesse restaurante, dizia, têm como aperitivo umas petingas de desmaiar: assam-nas na grelha, junto às brasas fortes, é só um ai, ai suficiente para ganharem um toque de carvão (de queimado) e estarem no ponto, que é o momento em que deixam de estar cruas. Acamam-nas numa travessa, temperando cada camada com azeite e alho em lâminas. No fim o alho e o azeite são em quantidade que nada tem a ver com a poupança a que este tempo obriga ou lembra. Servem-nas em pratinhos, frias. Aqui, sim, vai bem o tinto que peço para a chanfana. O da casa, um Dão que não é mau, e ainda é do lavrador.

Etiquetas:

6 Comments:

At 29/6/06 00:27, Anonymous Anónimo said...

Com um bom pão e azeitonas "escachadas" e bem temperadas seria, por si só, um almoço inexcedível!

Deve resultar, também, com jaquinzinhos!

Maria Helena

 
At 29/6/06 02:22, Anonymous Anónimo said...

Não sei se os jaquinzinhos irão tão bem. Repare que a sardinha requer azeite. Isto não é para a contrariar :)

 
At 29/6/06 10:33, Blogger colher-de-pau said...

Um "à parte" no seu post de hoje...
Resolvi experimentar o seu licor de cerejas, mas surgiram-me 2 dúvidas: devo usar as cerejas descaroçadas ou fica melhor com o caroço? (é que se as mantiver no licor é mais agradável serví-las descaroçadas...)e em que altura se retira a boneca com os caroços partidos? Apenas qd se for filtrar a mistura?

Outra coisa q não tem nada a ver... Alguma receita de molho de hortelã para comer com umas costeletinhas de borrego grelhadas?

 
At 29/6/06 16:24, Blogger Elvira said...

Estive recentemente a passar umas férias na região de Santa Comba Dão. Fiquei totalmente maravilhada com a culinária, sempre espectacular e deliciosa. E tão barata, ainda por cima!

 
At 30/6/06 00:27, Anonymous Anónimo said...

Mas eu não estou em Santa Comba, Elvira :) Mas não andou longe.

 
At 30/6/06 01:17, Anonymous Anónimo said...

Colher de Pau, não tenho experiência com cerejas sem caroço. Não sei se não encarquilharão. Tem de fazer uma experiência numa pequena amostra e aplicá-la para o ano, se resultar. No entanto, julgo dar certo gozo às pessoas o dito :)

Mais que o peixe, dou-lhe a cana em quatro línguas. Aqui vai o inglês mint sauce(por causa do jogo de sábado eu pincelava-as com azeite e alho ligeiramente frito, sem dourar...):

Inglês
Francês
Castelhano
Português

 

Enviar um comentário

<< Home