quinta-feira, novembro 15, 2007

Um petisco raro - iscas de fígado de leitão


Raro por as iscas de fígado de leitão serem uma delícia e raro por serem difíceis de desencantar. Mas quem persiste, quase sempre alcança. Eu arranjei-as num matadouro de suínos que abate também leitões. Se não quiser dar-se ao trabalho de procurar, tem uma solução relativamente simples. Um dia que passe pela Mealhada, sobe um pouco mais e, antes da Curia, encontra o Restaurante O Painel, do lado esquerdo de quem vai para norte pelo IC2. Além de um bom leitão, tem este prato como especialidade. Foi aí que conheci as iscas e as saboreei várias vezes, até hoje finalmente as fazer.

Não arranjei só estes dois fígados da imagem (a castanha é para verem o seu tamanho). Arranjei uns 3 kg e congelei o resto. Penso fazer outros pratos, dada a delicadeza do sabor deste fígado. Tenho de pensar nisso.
Neste, cortei as iscas com um pouco mais de 5 mm de espessura, onde isso foi possível. As iscas ficam não só mais macias como o seu sabor se aprecia melhor. As mais finas ficaram mais secas e boa parte da delicadeza do sabor desaparecera. Portanto é indispensável seguir esta dica.

Pus uma frigideira ao lume, com azeite bem quente, deixei que o alho esmagado ficasse a fervilhar um pouco no azeite e retirei-o antes que alourasse. Pus as iscas e fritei-as de um lado e de outro o tempo justo até estarem no ponto, coisa breve, talvez uns 3 minutos. Retirei-as para a travessa. Para a próxima vez, porei nas iscas alho laminado com alguma liberalidade e levo fígado e alho, tudo junto, para a frigideira, que é como as fazem. Não usei nenhuma vinha d'alhos porque, naquele restaurante, não só não a usam, como iria adulterar o sabor muito fino deste fígado. Melhor que fígado de leitão só o foie gras. Para meu gosto, claro.

Etiquetas:

8 Comments:

At 16/11/07 10:58, Blogger risonha said...

gosto muito de fígado mas nunca provei fígado de leitão. aposto que deve ser uma delícia.

 
At 16/11/07 12:07, Blogger Ti Caty said...

As fotos n�o est�o vis�veis,que s�o sempre um espect�culo. Mostra-me as fotos por favor.

 
At 16/11/07 16:34, Blogger cupido said...

Nunca provei, mas acredito que tenham um sabor muito mais refinado que as iscas de porco (das quais gosto bastante, até mais do que das de vitela). E acompanhantes? Batata palha, um arroz?

 
At 19/11/07 19:34, Anonymous Anónimo said...

Não são fáceis de arranjar, Risonha, mas se viver numa região onde abatam leitões para assar ou no seu talho conheçam alguém que o faça, pode ter a questão muito facilitada.

 
At 19/11/07 20:45, Anonymous Anónimo said...

Ti Caty, ia perdendo as fotos, mas aí estão elas. Infelizmente sou fraco fotógrafo. Obrigado.

 
At 19/11/07 20:58, Anonymous Anónimo said...

De facto têm uma sabor muito mais refinado, Cupido. São melhores que o figado de cabrito ou cordeiro, se acaso gosta destes fígados. Melhor mesmo, em fígado, para mim, só o foie gras. São comidas assim mesmo, sem mais nada, com pão. Talvez uma salada de boa alface fique bem. No restaurante servem-nas sem nenhum acompanhamento. Como petisco.

 
At 19/11/07 20:59, Anonymous Anónimo said...

De facto têm uma sabor muito mais refinado, Cupido. São melhores que o figado de cabrito ou cordeiro, se acaso gosta destes fígados. Melhor mesmo, em fígado, para mim, só o foie gras. São comidas assim mesmo, sem mais nada, com pão. Talvez uma salada de boa alface fique bem. No restaurante servem-nas sem nenhum acompanhamento. Como petisco.

 
At 23/11/07 10:36, Blogger Marizé said...

Ora aí está uma iguaria que nunca provei, mas fiquei cheia de vontade.

Gostei do pormenor à C.S.I. de colocar uma castanha para estabelecer a escala, boa!

Beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home