domingo, julho 08, 2007

Doce de Cereja


Dado a época ir já avançada, apressei-me a ir à procura de cerejas e, em boa hora, encontrei umas enormes, maduras e rijas, e fiz uma receita que está no livro Doze Meses de Cozinha, de Maria de Lurdes Modesto.













Para 2 kg de cerejas empreguei 2 kg de açúcar e o sumo de dois limões grandes, além dos caroços que tirei com a maquineta.



Num tacho, levei as cerejas descaroçadas e o sumo de limão a lume brando, no bico mais fraco, até que vi o líquido dos frutos, e então juntei-lhe o açúcar, misturando-o com cuidado.


Em breve o açúcar se derreteu e subi o lume até o conteúdo levantar fervura. Fiz a boneca de caroços e juntei-a. Pu-lo então no mínimo e assim esteve talvez umas 4 horas, ou mesmo um pouco mais, comigo a retirar-lhe a espuma de quando em quando, até a calda adquirir o ponto de pérola, 108ºC ao nível do mar, 110ºC aqui.

Vazei o doce para frascos previamente esterilizados no forno com as tampas. Fui feliz com a escolha das cerejas. Grandes, deram frutos de tamanho sensível na compota, carnudamente doces e excelentes. Os caroços introduziram um ligeiro sabor amendoado, e o limão, uma acidez equilibrada. Um doce muitíssimo bom, devido ao tamanho das cerejas. Ficaram as minhas eleitas para o ano.

Etiquetas:

15 Comments:

At 9/7/07 14:58, Blogger Elvira said...

Simplesmente irresistível! :-)

 
At 9/7/07 21:07, Blogger Laranjinha said...

Que bom aspecto!

 
At 11/7/07 16:49, Anonymous Anónimo said...

Ola pai, è o joao da sicilia! Fui ver pela primeira vez o blog do pai, com a ketty. E' muito fixe!
Beijos!

www.incercadisognireali.splinder.com

 
At 11/7/07 18:35, Blogger Unknown said...

Olá, João da Sicília, nome de príncipe do tempo dos Bonaparte :)
Que o sol e o mar tão azul daí te sejam favoráveis.

 
At 14/7/07 22:55, Anonymous Anónimo said...

Não se pode falar de comida, fico logo com vontade...

 
At 16/7/07 11:24, Blogger kuka said...

Pois é amigo Avental. Você está aí na zona delas.

 
At 16/7/07 11:25, Blogger kuka said...

As cerejas. Nada de mal-entendidos!

 
At 18/7/07 00:50, Blogger Isabel Salvador said...

k maravilha doce de cereja adoro todos os doces e geleias
parabéns pelo excelente blog prometo k venho visitá-lo mais vezes e deixar o meu comentário

bjokas

 
At 20/7/07 12:48, Blogger Ana Loura said...

Meu Deus, este blog está a dar-me a volta à cabeça...e ao tempo...chega-se aqui porque se quer saber o q é confitar e depois...encalha-se, fica-se a ler, as ver e a...ensalivar. Parabéns!!!
Beijos

 
At 24/7/07 02:58, Blogger Luís Maia said...

Vc devia ser preso. Tenho pontinha de glicémia, sou gordo e salivei-me todo, isso é crime

 
At 26/7/07 01:05, Blogger Unknown said...

Saudades das suas prosas... espero que esteja "apenas" de férias e que não tenha colocado um ponto final no seu blog!
Goretti

 
At 26/7/07 23:56, Blogger Paula said...

O meu doce preferido!

 
At 1/8/07 21:52, Anonymous Anónimo said...

Oi,
Queremos te convidar para conhecer o novo site do Slow Food Brasil:
www.slowfoodbrasil.com

Se gostar, por gentileza ajude na divulgação.
Atenciosamente,
Equipe Slow Food Brasil

 
At 13/8/07 23:18, Blogger Unknown said...

Oi você.
Não nos conhecemos mas eu sou sua fã. Adoro seus textos e seus pratos. Espero que a sua ausência do blog se deva a férias ou coisas bem bacanas.
Volte logo.

 
At 15/8/07 19:59, Blogger avental said...

A todos minhas desculpas por tão grande silêncio. Continuo por aqui, embora a um ritmo talvez mais lento.

 

Enviar um comentário

<< Home