domingo, setembro 09, 2007

Coisas de Verão

A minha vontade de cozinhar não tem sido nenhuma, de modo que o blogue tem hibernado de forma lamentável. As minhas desculpas a quem, passando por aqui, viu sempre o mesmo frango com molho pardo. Deu para enjoar o prato, de certeza...


Devia pesar mais de 0,5 kg este belo tomate coração de boi. Pu-lo no frigorífico e, no dia seguinte, chamei-lhe um figo, temperado com flor de sal e azeite. Estava bem maduro e doce.


Imaginei esta salada: 1 posta de lombo de bacalhau demolhado e desmanchada, presunto a olho cortado fino, cebola nova às rodelas, azeite virgem extra sem poupar. Dá para 3 pessoas e constitui, só por si, uma refeição. Mais tarde fiz uma outra com o mesmo bacalhau, substituindo o presunto por salpicão de lombo, cortado às rodelas, partidas em 4, juntando alho e picles picados, e azeitonas pretas galegas. Ficou melhor que a primeira. O sabor do salpicão contrastou mais com o do bacalhau, os alhos, os picles e as azeitonas vieram valorizá-la.

Etiquetas:

8 Comments:

At 10/9/07 12:12, Blogger colher-de-pau said...

Eu bem que andava a pensar no que lhe teria acontecido...
Estranhei a sua ausência tão prolongada.
Bem vindo de volta!

 
At 10/9/07 21:38, Blogger Laranjinha said...

Passo por aqui com frequência e já estava a estranhar a ausência. Bom regresso!

 
At 11/9/07 23:58, Blogger Tareca said...

Preferi pensar que estava de férias. É um prazer tê-lo de volta.

 
At 13/9/07 21:07, Blogger Nuno Dempster said...

Colher de Pau, Laranja com Canela, Tareca, obrigado pelas boas-vindas. Tenho andado muito preguiçoso. Depois, domingo, fiz uma espécie de cuscuz que me fez estremecer o fígado. Quis fazer uma sopa fria de melão com gelado de melancia (não doce) e fiquei-me pela visão dela. Esperemos que as musas me inspirem e sobretudo me tirem desta moleza - se há musas para a cozinha... creio que sim, com a devida licença das que passeavam pelo Monte Parnaso.

 
At 13/9/07 23:25, Blogger Paula said...

Tal como a Tareca pensei que estivesse de férias...

No que toca às saladas são ambas execelentes sugestões!

 
At 15/9/07 11:19, Blogger jp diniz said...

realmente o frango durou muito.

 
At 16/9/07 20:12, Blogger avental said...

Sobretudo a que leva salpicão, Paula. Nesta aqui, o presunto acaba por desaparecer demais na sua relativa semelhança com o bacalhau. Mas é um petisco, mesmo assim.

Férias? Tive um dia. Preguicite aguda, sim. Hoje era para fazer o brioche que a Paula fez, sou também louco por eles quando sabem bem a manteiga como esse de certeza, mas lá está: não tive vontade nenhuma de descobrir em que programa da máquina (Biffinet) o havia de fazer.

 
At 16/9/07 20:15, Blogger avental said...

Até ao enjoo, João Pedro Diniz :)

 

Enviar um comentário

<< Home