quinta-feira, janeiro 25, 2007

Uma sopa de amêijoas



Já fiz esta sopa bastantes vezes. Talvez isto funcione como garantia da sua excelência que, apesar de parte dos seus componentes, tem um sabor refinado. A receita é de Karlos Arguiñano, que li não sei onde. Tenho um livro da sua autoria, “1069 Recetas”, mas não a vejo aí. Não sei se tenho mais alguma coisa dele, é provável que sim, no meio da desorganização em que está parte dos meus livros.


Arguiñano baseou esta sopa, que é de origem espanhola, na sopa de alhos. Fi-la no domingo passado, com as amêijoas que tinham sobrado deste bacalhau, por as ter comprado a mais. Tenho acrescentado ovo batido, que revolvo com a sopa a ferver.

Pão de véspera: uns 30 g por pessoa.
Amêijoas pretas, 125 g por pessoa (Arguiñano, lembro-me, indica 250 g para 4 pessoas, mas é pouco)
Alhos, a olho, laminados.
Azeite - a cobrir bem o fundo da panela.
1 colher de chá de pimentão doce por pessoa
½ ovo por pessoa
Água - 300 ml por pessoa.
Sal q.b.

Frite os alhos laminados no azeite e quando começarem a ficar louros, deite o pimentão e o pão fatiado, e frite-o também. Não se preocupe se os alhos ficarem escuros, e alguns, pretos. Dão um sabor muito especial à sopa. Nas receitas da sopa de alho e da sua derivada castelhana, muitas vezes dizem para os retirar, mas não na de Arguiñano. Apareciam até umas três ou quatro lâminas de alho carbonizadas na imagem. Quanto a mim, tiro-as depois da sopa feita.

Quando ouvir o pão a arranhar tacho está frito. Nessa altura, acrescente a água necessária e deixe ferver a sopa, tapada, meia hora ou mais. Nunca menos. Vá repondo a água que se evapora. O pão deve ficar macio. Quando chega a este ponto, acrescente o ovo, mexa, e logo a seguir ponha as amêijoas. A sopa está pronta mal abram. Rectifique de sal e sirva.

Foi o meu jantar de domingo passado, a semana está quase no fim e só agora é que tive algum tempo para a pôr aqui.

Etiquetas:

6 Comments:

At 26/1/07 12:17, Blogger Lídia Lopes said...

Passei para lhe desejar um excelente fim de semana, e para saborear este blogue tão delicioso e com tão bom gosto...

 
At 26/1/07 19:14, Blogger João Barbosa said...

epá! só de ver isto a minha gula disparou e as minhas análises asneiraram!

 
At 27/1/07 20:45, Blogger Paula said...

Que bela sugestão! Adorei.

 
At 1/2/07 22:21, Blogger avental said...

Veja que só vim aqui agora, Lídia. Aproveito a sua saudação para este fim-de-semana :)

 
At 1/2/07 22:26, Blogger avental said...

É por isso mesmo que a tenho feito bastantes vezes, desde que a vi, João :)

 
At 1/2/07 22:28, Blogger avental said...

Faça-a um dia, Paula, e nunca mais deixará de a fazer :)

 

Enviar um comentário

<< Home