Para desenjoar das comilanças
Imaginei de repente como ficariam bem os bagos de uma romã numa salada com as frutas da época que tinha à mão: laranja, kiwis, meio abacaxi. Pelas razões aduzidas nesta entrada, não uso frutos que vulgarmente fazem parte obrigatória de saladas. Por outro lado, a calda é muito mais abudante do que é costume ver-se: gelada, sobrenadam nela os pedaços de fruta.
Cortei os frutos como é hábito, debulhei a romã, juntei um cálice de Madeira Boal (doce), misturei tudo na taça, cobri com açúcar a gosto. Pus no frigorífico. Quando o açúcar estava dissolvido e o sumo dos frutos extraído, juntei sumo de meia laranja e água, e tornei a mexer. Ficou assim por 24 horas no frigorífico. No Verão, levaria cubos de gelo.
Quando a saboreei na taça da imagem, tinha o aspecto que se vê. A firmeza dos grãos da romã foram a surpresa de um contraponto à maciez dos outros frutos. A calda fresca, essa aliviaria Baco da pior das ressacas.
Etiquetas: Criações - saladas
5 Comments:
Estamos mesmo a precisar... ;)
Feliz 2007!!
Que idéia criativa, e aparentemente muito saborosa. Adoro frutas!! E nesta época, com a fartura de romãs, já não sabia mais o que preparar... obrigada!
Vivianne
Paula, as libações e outros banqueamentos neste tempo são uma desgraça. A mim dá-me uma sede de Tântalo :)
Viviane, estive dias a tentar abrir o seu blogue e não aparecia nada, apenas uma página em branco. Entretanto, nas minhas arrumações de fim de ano, retirei o 'Taste' das ligações. Só pensei que deveriam ter sido fortes os motivos para ter desaparecido de súbito. Voltou, felizmente, tudo à normalidade, o 'Taste' e a ligação aí à direita.
O sabor da salada adivinha-se. Nela, o diferente é o contraponto de textura dos bagos de romã com os outros frutos macios. Depois, pode ser parte de uma sobremesa diferente num jantar também diferente. Feliz ano também.
bela ideia!
Enviar um comentário
<< Home