segunda-feira, janeiro 01, 2007

Para desenjoar das comilanças


Imaginei de repente como ficariam bem os bagos de uma romã numa salada com as frutas da época que tinha à mão: laranja, kiwis, meio abacaxi. Pelas razões aduzidas nesta entrada, não uso frutos que vulgarmente fazem parte obrigatória de saladas. Por outro lado, a calda é muito mais abudante do que é costume ver-se: gelada, sobrenadam nela os pedaços de fruta.

Cortei os frutos como é hábito, debulhei a romã, juntei um cálice de Madeira Boal (doce), misturei tudo na taça, cobri com açúcar a gosto. Pus no frigorífico. Quando o açúcar estava dissolvido e o sumo dos frutos extraído, juntei sumo de meia laranja e água, e tornei a mexer. Ficou assim por 24 horas no frigorífico. No Verão, levaria cubos de gelo.

Quando a saboreei na taça da imagem, tinha o aspecto que se vê. A firmeza dos grãos da romã foram a surpresa de um contraponto à maciez dos outros frutos. A calda fresca, essa aliviaria Baco da pior das ressacas.

Etiquetas:

5 Comments:

At 3/1/07 13:38, Blogger Paula said...

Estamos mesmo a precisar... ;)

 
At 4/1/07 17:59, Anonymous Anónimo said...

Feliz 2007!!
Que idéia criativa, e aparentemente muito saborosa. Adoro frutas!! E nesta época, com a fartura de romãs, já não sabia mais o que preparar... obrigada!

Vivianne

 
At 4/1/07 18:30, Blogger avental said...

Paula, as libações e outros banqueamentos neste tempo são uma desgraça. A mim dá-me uma sede de Tântalo :)

 
At 4/1/07 18:42, Blogger avental said...

Viviane, estive dias a tentar abrir o seu blogue e não aparecia nada, apenas uma página em branco. Entretanto, nas minhas arrumações de fim de ano, retirei o 'Taste' das ligações. Só pensei que deveriam ter sido fortes os motivos para ter desaparecido de súbito. Voltou, felizmente, tudo à normalidade, o 'Taste' e a ligação aí à direita.

O sabor da salada adivinha-se. Nela, o diferente é o contraponto de textura dos bagos de romã com os outros frutos macios. Depois, pode ser parte de uma sobremesa diferente num jantar também diferente. Feliz ano também.

 
At 7/1/07 20:44, Blogger João Barbosa said...

bela ideia!

 

Enviar um comentário

<< Home