Figos com basílico e presunto

O que me atrai mais na cozinha é inventar e recriar. Nesta entrada, foi recriar, é evidente.
Para temperar os figos (pingo de mel), juntei-lhes pimenta preta do moinho e basílico picado miudamente, o suficiente para que soubesse a ele sem dúvidas. Mais nada, e fez toda a diferença. Tornou uma ligação um pouco desconsolada, a dos figos com presunto, em algo muito vivo e diferente. Tudo o mais se vê na imagem. O figo inteiro foi só para enfeitar. A qualidade do presunto, não sendo de Parma e, muito menos, ibérico de bolota, era boa.
É que hoje tive a almoçar em casa una ragazza siciliana, alegre e bonita, e daí a ideia do basílico (mangericão), erva de tempero sobretudo italiano, como sabemos. Foi um almoço muito simples, que já vínhamos pesadotes do jantar de ontem, um belo jantar. A abrir o apetite, um porto branco Churchill's dry, vinho de qualidade firme, pouco visto, bastante seco e aromático, e depois pimentos de piquilho recheados com uma brandade de bacalhau (pode ver uma receita no Elvira's Bistrot), molho bechamel a cobrir e, para gratinar, queijo grana padana por cima, acompanhados de um Bucelas bastante bom, Prova Régia 2005.O prato principal foi confit de coxas de pato, com vegetais passados pelo wok. Bebemos, com o confit, um excelente espumante bruto, creio que de 1999, Sete Irmãos Unidos, D.O.C. Távora-Varosa. Mete num chinelo muita coisa conhecida e (mal) exaltada. A sobremesa, levei-a eu. O tal pudim de que falei aqui e de que darei conta mais tarde, uma bomba ultracalórica, de veludo, insinuante.
Etiquetas: Recriações - Entradas

9 Comments:
À primeira vista eu pensaria num Jerez fino, mas adorei a idéia de um Porto branco. Muito boa idéia, vou tentar repetir por aqui...
abs do Brasil,
Marcel.
Quando vi o nome da receita lá na cozinhas do mundo vi aqui correndo dar uma espiadinha, aqui em casa tem pé de figo e sempre estraga por eu não saber o que fazer com tanto figo.
Adorei seu blog e a receita.
Beijocas!
Isso é tudo o que eu gosto! :-)
Figos com presunto... Haverá melhor combinação de sabores...?
PS: obrigada pela referência a minha brandade.
Que entrada fantástica, adorei!
Marcel, isto não é ser arrivista, mas este porto é muito superior a qualquer xerês que eu conheça, fino, oloroso, manzanilla, e conheço-os bem. Falo do Churchill's Dry Port Whine, da Grahams, que é quase uma raridade.
Nani, pode fazer alguma coisa com os figos, compota, doce, secá-los ou fazer uma entrada com eles, esta ou outra. A imaginação só tem o seu próprio limite.
Nani, pode fazer alguma coisa com os figos, compota, doce, secá-los ou fazer uma entrada com eles, esta ou outra. A imaginação só tem o seu próprio limite.
Elvira, pessoalmente prefiro entradas de presunto com outras frutas, melão, meloa, pêssego, ananaz, e ando com ideia de experimentar uma outra. Os figos ganharam muito foi com o manjericão, ficando a pimenta preta em segundo plano. E também as outras frutas :)
Havia de gostar de prová-la, Marizé, mas também é fácil. Ainda estamos no tempo dos figos e o manjericão não é difícil de arranjar neste país de pizas :)
Enviar um comentário
<< Home