segunda-feira, outubro 01, 2007

Sopa de puré de batata com coentros e ovo sobre torrada


Apesar de fazer há anos o que neste livro se chama caldo verde de coentros (como o caldo verde, mas os coentros picados a fazer a vez das couves e sem a tora de chouriço), apesar disso, dizia, não posso classificar esta sopa como uma recriação apenas. O puré de batata não só é mais espesso, como atendi a ligações antigas de casa de meus pais que achava e acho óptimas. Falo de uma sopa de puré de batata simples com croutons e de uns ramequins com puré de batata comum e ovo escalfado. Ambas as ligações são excelentes. Também já todos conhecemos como é boa, para quem gosta, a ligação do ovo com os coentros na açorda alentejana. E embora a base desta sopa seja a mesma do caldo verde de coentros, a sopa é, pelo já dito, mais complexa, e tão diferente que posso chamar a mim o acto de a ter criado.

Pique coentros miudamente e com fartura. Faça uma sopa grossa com batata - grossa não é uma papa -, um fio de azeite, alho e cebola, carregue nas batatas mas não no alho e na cebola, são só para dar um gostinho muito leve. Tempere com sal. Torre uma fatia de pão por pessoa e faça, também por pessoa, um ovo na chapa (pode ser uma sertã antiaderente), só untada com azeite.

Com o puré de batata a ferver, junte-lhe os coentros, deixe fervilhar um minuto e desligue. Ponha a sopa nos pratos, coloque a torrada depois no centro e, em cima, da torrada, o ovo. Cuide que a torrada seja suficientemente alta para que possa emergir sopa como se vê na imagem abaixo.

Muito fácil de fazer, foi o meu jantar de ontem. Se a experimentarem, garanto que se consolarão como eu me consolei.

Etiquetas:

8 Comments:

At 1/10/07 15:11, Anonymous Anónimo said...

Com o Outono a aproximar-se deve ser bem reconfortante. A mistura de sabores e texturas deve ser bem agradável. Vou experimentar!

 
At 1/10/07 18:52, Blogger semente de sésamo said...

Ficou com um óptimo aspecto!

 
At 2/10/07 14:21, Blogger Cristina said...

É destas que eu gosto mesmo! Fugir à couve-galega e ao chouriço no caldo verde é muito criativo! Adorei a inovação, ainda para mais com coentros. Faço um creme delicioso de ervilhas com coentros, hei-de postar e o Avental depois experimenta, caso ainda não conheça :)

 
At 3/10/07 13:08, Anonymous Anónimo said...

Scalabis, reconfortante é a palavra exacta.

 
At 3/10/07 13:14, Anonymous Anónimo said...

Semente de Sésamo, mais que o aspecto, aqui funcionam as ligações, cozinha tradicional aproveitando esse eixo fundamental numa cozinha de autor contemporânea.

 
At 3/10/07 13:20, Anonymous Anónimo said...

Cristina, também gosto de um bom caldo verde. Deve ser excelente esse creme de ervilhas com coentros. Não conheço e espero um dia vê-lo no seu blogue.

 
At 4/10/07 00:36, Blogger Tareca said...

Excelente!
Costumo fazer esse purézinho igualzinho ao seu, sendo que, nunca fiz com o ovito e a torradinha. Coloco no fundo do prato ovo cozido picado, depois o purézinho. Combinamos uma troca? Da próxima eu faço com a torradinha e o Avental com o ovito picado.
Abraço

 
At 4/10/07 08:49, Anonymous Anónimo said...

:)) Da próxima vez lembrar-me-ei de trocar o ovito e a torradinha com a Tareca.

 

Enviar um comentário

<< Home